entrada

Arquivo da secção nomes

16 de agosto de 2008

Dos nomes: Abel

abel%20manta.jpg

Abel Manta

Do hebraico Hével (efémero) ou derivado do assírio Ablu (filho), significa vaidade. Segundo filho de Adão e Eva, veio a ser assassinado pelo seu irmão Caim. Este nome define uma pessoa sensível, terna, sonhadora e receptiva. Gosta de viver em harmonia e abomina a competição e as batalhas. A segurança afectiva é uma necessidade e só assim encontra o seu equilíbrio, que se canaliza em criatividade e fantasia. Desta combinação pode resultar um artista.

Dos nomes: Abraão

president-abraham-lincoln%5B1%5D.jpg

Abraham Lincoln

Em hebraico, significa progenitor de uma grande descendência. A sua vida rege-se por um lema: Nada é impossível. Detentor de uma curiosidade e ousadia dignas do maior dos aventureiros, é ainda corajoso e determinado como um guerreiro. Senhor de um grande espírito de liderança, ninguém fica indiferente na sua presença.

17 de agosto de 2008

Dos nomes: Adelaide

0412_adelaide_cabete.jpg

Adelaide Cabete

Adelaide vem dos termos germânicos “adal” (nobre) e “haidu” (qualidade). O conformismo passa-lhe ao lado e pauta a sua vida pela versatilidade e sociabilidade. Trata-se de uma pessoa bastante feminina, para quem o teatro e os jogos de sedução não têm segredos. Gosta de voos altos, mas volta à terra com a maior facilidade. Os seus pontos fortes assentam sobretudo na adaptabilidade, originalidade e facilidade de comunicação. Por outro lado, pode ter também um carácter volúvel, superficial e oportunista.

Dos nomes: Alberto

albert-camus.jpg

Albert Camus

Deriva de dois termos germânicos, “adal” e “berth”, que significa nobre célebre e/ou conselheiro dos espíritos. Estamos perante um pensador solitário que abomina os aspectos frívolos da vida. Trata-se de uma pessoa racional com uma grande capacidade de trabalho e que acredita apenas naquilo que vê. Porém, na intimidade pode ser sentimental e fiel nas amizades.

Dos nomes: Álvaro

acunhal.jpg

Álvaro Cunhal

Do germânico Adalvar, significa nobre guerreiro. Este nome caracteriza uma pessoa com os pés assentes na terra e com um grande espírito de sacrifício. Todavia exige dos outros na mesma proporção do que lhes dá. Gosta comunicar, de dar conselhos e empenha-se de facto em compreender as outras pessoas. Senhor de uma inteligência aguda, é também bastante firme relativamente às suas aspirações. Tem um bom sentido de humor.

18 de agosto de 2008

Dos nomes: Ana

anna%20magnani.jpg

Anna Magnani

Ana vem do hebraico “hanna”, que significa graciosa. Consciente das responsabilidades, pode à primeira vista parecer um pouco fria. Na verdade, envolve-se de forma profunda, mas selectiva. Prefere a solidão aos laços medíocres, a verdade às noções enganadoras. Ana é uma pessoa com um espírito analítico e moralizador, mas quando encontra um companheiro à altura defende o seu direito à felicidade com tenacidade. Trata-se de uma pessoa capaz, procura as coisas que duram e que tendem a melhorar com o tempo, a paz interior, a sabedoria e a serenidade.

Dos nomes: Artur

artur%20rubinstein.jpg

Artur Rubinstein

Do celta Art (urso) e Ur (grande). A imaginação ocupa um lugar de destaque para Artur, que muitas vezes confunde os sonhos com a realidade. Tem uma personalidade complexa e uma grande vivacidade de espírito. Vive o presente em busca do futuro, mas o passado pode muitas vezes reservar-lhe memórias e sequelas desagradáveis, das quais tenta desenvencilhar-se. Encontra a realização e a paz de espírito na arte.

Dos nomes: Bárbara

barbara%20hendricks.jpg

Barbara Hendricks

Provém do latim “barbara”, que significa estrangeira. Este nome provoca algum receio e evoca uma pessoa auto-suficiente que despreza quem a rodeia. Trata-se de alguém que se isola no seu feudo onde se dedica à reflexão. É uma mulher inteligente e dotada, conseguindo descobrir soluções que lhe permitem comunicar com o comum dos mortais sem descer do seu pedestal. As pessoas sentem-se cativadas pela sua autenticidade e generosidade, mas mesmo quando é adorada não perde tempo com demagogias baratas, razão pela qual pode, por vezes, arranjar inimigos.

Dos nomes: Beatriz

BeatrizBatarda2.jpg

Beatriz Batarda

Deriva latim “beare”, ou seja, aquela que traz felicidade. Inimiga da ociosidade, está muitas vezes insatisfeita com o mundo. Sofre e revolta-se com a injustiça e a miséria, pelo que só tem duas alternativas: a primeira consiste em encontrar o seu princípe encantado, e esperar na sua torre de marfim; a segunda alternativa é dedicar-se a uma causa que defenda a dignidade humana. Seja como for, Beatriz vive em função do amor, a única coisa que a compensa.

19 de agosto de 2008

Dos nomes: Caetano

caetano.jpg

Caetano Veloso

Do latim “Caietanus”, define os habitantes ou naturais de Caieta, em Itália. O encanto, a delicadeza e o espírito poético definem este sonhador. É senhor de uma espontaneidade quase infantil e revela-se muitas vezes inconformista. Apesar de intuitivo e impulsivo, tem tendência para alguma instabilidade emocional.

Dos nomes: Catarina

Katherine%20Hepburn.jpg

Katharine Hepburn

Provem do latim medieval Catharina e do grego Katharós, uma derivação do nome da deusa Ekáte e significa "puro". Trata-se de um nome ao qual se atribui um espírito inseguro e sonhador. Vive de acordo com as emoções do momento, o que lhe confere a particularidade de tão depressa estar contente, como assustada. Joga a seu favor uma grande dose de intuição e de persistência, bem como uma excelente capacidade de persuasão e feminilidade.

Dos nomes: Carlos

carlos-drummond.jpg

Carlos Drummond de Andrade

Este nome tem origem no germânico “Karl”, ou seja, homem viril. Em latim significa Homem – "Carolus". Carlos prima pela emotividade e tudo faz para conquistar afecto e admiração, o que não é difícil dado o seu encanto e sociabilidade. Trata-se de uma pessoa pragmática e optimista, dotada de uma grande dose de criatividade. Apaixonado pela justiça, Carlos é geralmente um bom juiz.

20 de agosto de 2008

Dos nomes: Diogo

diogo%20freitas%20amaral.jpg

Diogo Freitas do Amaral

Deriva do latim "Didacus". Significa instruído e refere-se a uma pessoa dotada de forte presença e magnetismo, que se preocupa com o bem-estar colectivo. De acordo com uma crença popular, Diogo é um dos nomes usados pelo diabo.

Dos nomes: Eduardo

452px-Eduardo_Prado_Coelho.jpg

Eduardo Prado Coelho

Deriva do latim "Eduardus" e do inglês "Ead" (rico) e "Weard" (guardião), convergindo no nome Eadweard. Significa guarda das riquezas e indica uma pessoa com muito talento e dinamismo. É em regra alguém que se realiza em trabalhos que estimulem o pensamento e a investigação.

Dos nomes: Fernando

assis%20pacheco.GIF

Fernando Assis Pacheco

Provém do germânico e significa audaz ou atrevido. Indica uma pessoa batalhadora, que leva até ao fim tudo aquilo que começa. Outras características são as ideias inspiradoras e o amor à liberdade.

Dos nomes: Filipe

pkdick.jpg

Philip K. Dick

Filipe deriva do grego: aquele que gosta de cavalos é o significado deste nome, cujo detentor revela uma enorme afinidade com a natureza e com a comunidade. Em regra, tem uma grande criatividade e capacidade de adaptação a novas situações.

21 de agosto de 2008

Dos nomes: Francisco

chico_buarque.jpg

Francisco Buarque de Holanda (aka Chico Buarque)

Francisco significa humilde ou pobre. Não está definida com inteiro rigor a sua origem, podendo ser um nome francês ou italiano. São pessoas de carácter firme e audaz, mas que demonstram alguns problemas de diplomacia nas suas relações sociais.

Dos nomes: Gabriel

GabrielGarciaMarquez.jpg

Gabriel Garcia Marquez

Este nome tem origem hebraica, com o significado de anjo ou "homem de Deus", ou ainda "o meu protector é Deus". É uma pessoa que impõe respeito e confiança às outras, um bom conselheiro e um excelente pai de família.

Dos nomes: Gonçalo

gon%C3%A7alo%20ribeiro%20teles.jpg

Gonçalo Ribeiro Telles

Gonçalo é um nome que deriva do germânico e significa "aquele que se preserva no combate". Trata-se de uma pessoa que luta até alcançar os seus objectivos e que não se deixa seduzir por causas que não sejam suas. A verticalidade é uma das suas características.

Dos nomes: Helena

vieira.jpg

Maria Helena Vieira da Silva

Helena significa "luz" e revela uma pessoa que parece estar a olhar para dentro de si própria, em busca da sua verdadeira personalidade. Introspectiva e sensível, foge das actividades mundanas sempre que pode.

22 de agosto de 2008

Dos nomes: Hugo

hugo_pratt.jpg

Hugo Pratt

Este nome deriva de uma raiz germânica e significa "inteligente". É uma pessoa afectiva, leal e sincera. Porém, Hugo tende a ser vaidoso e egoísta, pelo que os pais devem ensiná-lo a dar mais atenção ao lado positivo daquilo que o cerca, corrigindo o seu egocentrismo.

Dos nomes: Inês

in%C3%AAs%20de%20medeiros.jpg

Inês de Medeiros

De origem grega, significa "casta" e "pura" e indica uma pessoa que tem muita coragem e capacidade de raciocínio, principalmente para tomar decisões. Apesar de saber liderar bastante bem um grupo, pode ser um tanto ou quanto dominadora.

Dos nomes: Isabel

Huppert-Peter-Lindbergh-4a.jpg

Isabelle Huppert

Isabel é um nome hebraico que significa “a que ama Deus”. Tal como Inês, também significa "casta" e "pura". É uma mulher que possui elevada capacidade de autocrítica e um forte desejo de ajudar o próximo.

Dos nomes: Ivone

ivone%20lara.jpg

Ivone Lara

De origem germânica, Ivone significa "a que usa o arco para combater". É uma pessoa combativa e persistente que não tem falta de energia nem de criatividade para vencer na vida, sobretudo na área dos negócios.

Dos nomes: João

jo%C3%A3o%20lobo%20antunes.jpg

João Lobo Antunes

João significa "agraciado por Deus" e indica um homem com forte espírito de liderança, por vezes bastante impulsivo, generoso e capaz de compromissos.

23 de agosto de 2008

Dos nomes: José

jos%C3%A9%20cardoso%20pires.jpg

José Cardoso Pires

José é um nome hebraico relacionado com algo divino, já que o seu significado é "Deus acrescenta". Em regra, José é um homem sensível, confiante e generoso.

Dos nomes: Laura

laura.jpg

Laura Esquível

Laura é um nome latino que significa “coroada de louros, triunfadora ou digna de louros” e indica uma pessoa que não necessita esforçar-se muito para ser amável e agradável com os outros. A alusão ao louro, como símbolo de vitória, corresponde a uma natureza persistente.

24 de agosto de 2008

Dos nomes: Leonor

leonor%20silveira.jpg

Leonor Silveira

Leonor é um nome que deriva do grego e significa “Forte, mas compassiva e misericordiosa”. A beleza física e a graciosidade são muitas vezes apanágio das mulheres assim chamadas.

Dos nomes: Luís

luis-miguel-cintra.jpg

Luís Miguel Cintra

De origem germânica, Luís significa "combatente glorioso" e corresponde a um homem criativo e inteligente, com grande capacidade para enfrentar desafios. A sua seriedade inspira admiração e confiança.

Dos nomes: Madalena

370px-Madeleine_Albright_before_STS_88.jpg

Madeleine Albright

Madalena é um nome de origem hebraica e significa “A que vive só na torre, a magnífica”. Corresponde a uma pessoa serena, raramente impulsiva, e que distingue muito bem o certo do errado.

Dos nomes: Mafalda

mafalda%20arnauth.JPG

Mafalda Arnauth

Mafalda, forma popular de Matilde, é um nome de origem germânica que significa "força" ou "virgem poderosa na batalha". Mafalda procura ter um papel de mulher doce e intuitiva que se distingue por uma forma de agir muito habilidosa. É decidida, independente, paciente e tem uma imaginação muito fértil. Cultiva um espírito aberto e idealista.

25 de agosto de 2008

Dos nomes: Maria

curie.jpg

Marie Curie

Maria é um nome hebraico com vários significados: a vidente ou a profeta, a estrela do mar, a eleita, a senhora. Nos países latinos, é tradicional o uso de Maria em nomes femininos compostos, como Maria de Fátima, Maria Imaculada, Maria de Jesus, Maria José, Maria de Lurdes, Maria do Rosário, etc. Quando adoptado sem combinação alguma, corresponde a uma mulher serena e muito rigorosa com os próprios erros. Tem grandes ambições de realização pessoal e sabe renunciar à vida mundana e viver só.

Dos nomes: Marta

martha%20stewart.gif

Martha Stewart

Tem como significado "a senhora da casa" e corresponde a uma mulher apaixonada pelo método e pela organização. Procura ser exemplar e raramente critica o comportamento de outras pessoas.

Dos nomes: Manuel

M_Alegre-400.jpg

Manuel Alegre

Manuel (ou Emanuel) significa "Deus está entre nós" e indica uma pessoa que é o oposto de um solitário, já que gosta de viver rodeada de amigos, tem um grande sentido de humor, gosta de brincar e prima pela simpatia e acuidade.

Dos nomes: Mónica

monica%20bellucci.jpg

Monica Bellucci

É um nome de origem grega que significa “a de vida recatada, a que ama estar só”. É uma mulher discreta, criativa e lúcida. Também é simpática, generosa e cativante. Nunca desiste dos seus ideais, mas sabe esperar a altura certa para agir.

Dos nomes: Natália

natalia_correia.jpg

Natália Correia

Natália é um nome de origem latina que significa “a que nasceu no natal” e refere-se a uma mulher que, em criança, aparenta ser meiga e tranquila, mas na verdade tem uma personalidade marcada pela força de vontade e pela determinação. É desconfiada, muito observadora e selectiva.

26 de agosto de 2008

Dos nomes: Nicolau

copernicus2.jpg

Nicolaus Copernicus

Nicolau significa "o que vence junto do povo". Os homens com este nome são trabalhadores incansáveis, simpáticos e têm uma grande capacidade de comunicação.

Dos nomes: Nuno

NunoJudice.jpg

Nuno Júdice

É um nome de origem latina e deriva de “nono”. É em regra um rapaz que tem uma grande necessidade de se afirmar até atingir um estatuto reconhecido, bem como de atender ao seu ego exigente. Pode ser possessivo com a amada se não tiver ultrapassado e superado completamente alguma insegurança adolescente.

Dos nomes: Olga

olga%20roriz%202005.jpg

Olga Roriz

É um nome de origem eslava e significa “a sublime” ou "feliz" e refere-se a uma pessoa inteligente, dotada de uma forte imaginação e gosto pelas artes. Por vezes, deixa-se levar pelos sonhos e tem dificuldade em ser prática.

Dos nomes: Óscar

Oscar%252BLopes.jpg

Óscar Lopes

Este é um nome que indica uma pessoa tímida e introvertida, que sofre muito no movimento de expor os seus sentimentos e se sente bastante mais à vontade no mundo das ideias. Óscar significa "lança dos deuses".

27 de agosto de 2008

Dos nomes: Patrícia

patrcia%20highsmith.jpg

Patricia Highsmith

Patrícia significa "fidalga" ou "de nobre estirpe" e indica uma mulher persistente, que sabe valorizar-se e que exige muito de si própria, revelando-se eficiente em tudo o que realiza.

Dos nomes: Paula

paula_rego.jpg

Paula Rego

Paula significa "pequena" e corre o risco de não se destacar das outras mulheres, pois só presta atenção àquilo que lhe suscita verdadeiro interesse; se não encontrar um fulcro, torna-se facilmente superficial.

Dos nomes: Paulo

paul%20newman.jpg

Paul Newman

O homem que tem o nome de Paulo, com o mesmo significado da variante feminina (pequeno), revela ser uma pessoa comunicativa e amável, dotado de um optimismo contagiante e muito ambicioso nos projectos.

Dos nomes: Pedro

Burmester.jpg

Pedro Burmester

São rapazes austeros e extremamente disciplinados que procuram uma realização sobretudo intelectual. Tem tendência para monopolizar as atenções e são quase sempre carismáticos. O seu nome deriva do latim e significa “que é firme como uma rocha” ou "pedra".

Dos nomes: Ricardo

dawkins1.jpg

Richard Dawkins

Ricardo é um nome germânico que significa “poderoso, forte como soberano”. Indica uma pessoa prática e decidida, interessada na realidade. É um homem equilibrado e seguro.

28 de agosto de 2008

Dos nomes: Rita

rita%20lee.jpg

Rita Lee

É um nome de origem latina e a forma reduzida de “Margarida”, ou seja, “a que é preciosa e valiosa como uma pérola”... Tem como principal característica a simplicidade no trato, sendo uma mulher pouco exigente e simpática.

Dos nomes: Rute

ruth_rendell.jpg

Ruth Rendell

Rute é um nome hebraico que pode significar "cheia de beleza" ou “a companheira fiel”. A dona deste nome tem facilidade em aprender vários assuntos, dado o seu espírito vivo e atento, o que lhe oferece isso grandes hipóteses de triunfar profissionalmente. É arguta e directa.

Dos nomes: Sandra

sandra_bullock.jpg

Sandra Bullock

Sandra é uma variante italiana de Alexandra, que significa “defensora do homem”. Indica uma rapariga original, optimista e versátil. Também é ambiciosa, pragmática, despreocupada, podendo mesmo chegar a ser frívola.

Dos nomes: Samuel

samuel%20beckett.jpg

Samuel Beckett

Samuel é um nome hebraico que significa "aquele a quem Deus ouve" e corresponde a uma pessoa que age com determinação e se preocupa com a justiça. Não descansa enquanto não atingir os seus objectivos, sendo um trabalhador perseverante e exigente.

Dos nomes: Sara

sarah%20afonso.jpg

Sarah Afonso

Sara é um nome hebraico e significa "princesa". Na aparência, pode ser considerada uma mulher snobe, distante, mas no fundo é sensível e generosa, chegando ao ponto de sofrer com os problemas alheios.

29 de agosto de 2008

Dos nomes: Sofia

Sophia_Mello_Breyner_Andersen.png

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sofia é um nome grego que significa "sabedoria" e indica uma pessoa com uma enorme força de vontade. Também é muito cuidadosa, age sempre com calma e ponderação, já que desconfia da vitória fácil.

Dos nomes: Susana

susana-baca-2_courtesyofartist.jpg

Susana Baca

Susana significa "lírio gracioso" e é o nome da personagem bíblica que encarna a castidade. Indica uma rapariga alegre e sociável, que tem sucesso quando supera a indolência que a caracteriza.

Dos nomes: Teresa

Teresa%20Rita%20Lopes.jpg

Teresa Rita Lopes

É um nome grego que significa “a caçadora” ou "a que veio da ilha de Tera". Corresponde a uma mulher suave, dócil e conformista. Contudo, sabe gerir a resignação e supera a tendência para o comodismo com a facilidade que tem de se dedicar ao estudo ou ao trabalho.

Dos nomes: Tomás

mann-thomas.jpg


Thomas Mann

Tomás (ou Tomé) é um nome hebraico que significa “o irmão gémeo”. É uma pessoa que vive intensamente os desafios intelectuais; é eficiente e tem uma grande força de vontade, lucidez analítica e capacidade de reflexão.

Dos nomes: Vanessa

vanessa_redgrave_2.jpg

Vanessa Redgrave

Este é um nome inglês. Supõe-se que tenha sido o escritor Jonathan Swift (autor das “Viagens de Gulliver”) quem o tornou popular, tendo-o usado em honra de uma amiga no poema “Cadenus and Vanessa”. Designa um tipo de borboleta e indica uma mulher que gosta de conforto e harmonia; é dedicada mas um tanto ou quando volúvel no plano emocional, o que faz com que, na juventude, tenha frequentemente novas paixões. No plano profissional, é combativa, perfeccionista e bem conceituada.

30 de agosto de 2008

Dos nomes: Vera

vera%20mantero.jpg

Vera Mantero

Vera é um nome latino que significa “verdadeira, confiável". Geralmente, são mulheres que têm uma noção clara dos problemas da vida. Além do mais, têm bom senso e são cuidadosas na forma de lidar com as pessoas de quem gostam. São criativas e muitas vezes cultivam as artes.

Dos nomes: Zita

Zita%20-%20Harold%20e%20Maude%202.jpg

Zita Duarte

É um nome persa que significa “mantém-se virgem” e corresponde a uma mulher algo caprichosa e egoísta, mas com um forte instinto protector face à família ou pessoas de quem gosta. Zita é uma derivação de Felicitá; trata-se em regra de uma pessoa que vive ligada a memórias da infância ou ao seu passado emocional. Com a idade, modifica-se e torna-se mais terna.

Acerca

Está nos arquivos do blogue Modus vivendi na página da secção nomes. Os posts estão listados do mais antigo para o mais recente.

livros é a secção anterior.

Leia também a primeira página, faça uma pesquisa ou navegue através desta página de todos os títulos em arquivo.

pub




Secção

Arquivo

&

Primeiro endereço

© 2004/07 Ana Roque | Powered by TubarãoEsquilo | Editado com Movable Type | Top