Food for thought II Timothy
Food for thought II
Timothy Garton Ash, uma referência na história europeia contemporânea, publica um artigo muito interessante na edição impressa do Público de ontem*. Sob o título A 'french connection', Garton Ash analisa as posições de Bush, Blair e Chirac acerca da Guerra do Iraque, com a inteligência e a lucidez que a sua extensa bibliografia se tem encarregado de documentar. O excerto que segue é, a meu ver, elucidativo:
"Segundo parece, teria sido melhor se tivéssemos mantido Saddam encerrado no Iraque, com um regime internacional de inspecções e voos imposto pela força, enquanto se encorajavam as forças internas à democratização do Irão e da Arábia Saudita, continuando a lenta acção de instauração da paz entre Israel e a Palestina. Provavelmente, não teria sido melhor para os iraquianos, temos de admitir. Mas melhor, para a guerra contra o terrorismo, melhor para o Médio Oriente, melhor para a Europa e, também, melhor para os Estados Unidos. A invasão do Iraque foi, como observou Talleyrand noutro contexto, 'pior do que um crime; foi um erro' ."
*Ainda sobre o mesmo tema, um outro artigo interessante, de Augusto Santos Silva, escrito com o equilíbrio, a honestidade intelectual e o bom senso típicos do autor.
--------
Publicado em 18 de Abril de 2004