Prometido Uma nota sobre o respeito pela liberdade alheia, não a liberdade no sentido jurídico-político que faz uníssono com os direitos fundamentais*, mas outra, mais interior e profunda - a liberdade quotidiana e permanente, moldura indispensável das relações interpessoais, que a é condição sine qua non do amor. Não dos afectos, que se misturam com posse, desejo, amor próprioe outros desencontros de alma, mas com o amor, esse sentimento libertário cuja tentativa de definição serviu de título a um belo conto de R. Carver. E esse respeito pela liberdade do outro, que só acontece em igualdade plena de registos individuais, em confluência de vidas vividas, é de facto um plano outro da interacção emocional. A desigualdade, quesurge quando há um master e um slave, tem lugar quando a transferência de expectativas sai da esfera do eu para a do outro, sem reciprocidade. É esse quadro, tantas vezes visto e, hélas!, vivido, que está bem presente no tal soneto de W. S. que deixei no ar em anterior post. LVIII That God forbid, that made me first your slave, I should in thought control your times of pleasure, Or at your hand the account of hours to crave. Being your vassal, bound to stay your leisure! O! let me suffer (being at your beck) The imprison'd absence of your liberty; And patience, tame to sufferance, bide each check, Without accusing you of injury. Be where you list; your charter is so strong, That you yourself may privilege your time To what you will; to you it doth belong Yourself to pardon of self-doing crime. I am to wait, though waiting so be hell, Not blame your pleasure, be it ill or well. *Sobre a liberdade no sentido jurídico-político, não posso deixar de referir, no âmbito da bibliografia nacional, a obra seminal de J.J. Gomes Canotilho, "Direito constitucional e teoria da constituição", editado pela Almedina em 1998 e já alvo de diversas reedições; também João Carlos Espada, com "A tradição da liberdade" e "Ensaios sobre a liberdade", ambos editados pela Principia, publicou ensaios interessantes, centrados no tema sob a perspectiva da ciência política. AmAtA --------